No passado dia 2 de janeiro, a prestigiada revista científica Nature publicou o artigo “To solve the global wildfires crisis, don’t just focus on flames”, assinado por Cathelijne Stoof, Marc Castellnou Ribau, Peter F. Moore e Georgios Boustras. Os autores defendem uma mudança urgente na abordagem aos incêndios, sublinhando a importância de aceitar o fogo como um processo natural, essencial e inevitável, em vez de focar exclusivamente em medidas de curto prazo. A aposta na prevenção e em estratégias de longo prazo é apresentada como fundamental.

No artigo, os autores apelam aos governantes de todo o mundo para que implementem e financiem políticas de longo prazo em matéria de incêndios, baseadas em princípios comuns e sustentáveis.

Portugal é destacado como um exemplo internacional a seguir. Após os trágicos incêndios de 2017, o país alterou significativamente a sua política de governança, aumentando o investimento na prevenção, monitorizando incêndios e o trabalho das entidades envolvidas, e lançando campanhas de sensibilização mais próximas das populações. O artigo reconhece ainda o sucesso do Quadro de Referência para a Governança do Fogo Rural (Landscape Fire Governance Framework), que defende a incorporação do conhecimento e envolvimento das comunidades, o reconhecimento do fogo como um instrumento que não deve ser removido da paisagem, e a definição de modelos de governança que agreguem todas as partes interessadas, quer no quadro nacional, quer no internacional, apelando a um financiamento e suporte político previsível e sustentado, que valorize os territórios rurais, as suas comunidades e reduza a sua exposição ao risco.

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) – vê assim, reconhecido o seu trabalho na transformação que em Portugal ainda se opera, sendo considerado um exemplo de inovação e boas práticas. Desde 2019, a AGIF tem liderado a implementação de instrumentos de gestão e planeamento, consolidando a estratégia nacional de proteção contra incêndios rurais graves.

“É com orgulho que vemos o trabalho desenvolvido em Portugal reconhecido como um modelo internacional, demonstrando que somos ‘exportadores’ de conhecimento e inovação na gestão de incêndios”, afirma a AGIF.

 

Leia o artigo completo aqui: Nature – To solve the global wildfires crisis, don’t just focus on flames.