A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) entregou no dia 7 de julho na Assembleia da República o “Relatório de Atividades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais – 2022”.

 

Este relatório apresenta os resultados operacionais consolidados de 2022, o grau de execução do Programa Nacional de Ação (PNA) e o estado de concretização do Sistema de Gestão Integrada dos Fogos Rurais (SGIFR), inscrevendo na agenda várias recomendações.

Este documento reflete numericamente o resultado do esforço de milhares de pessoas, num complexo edifício político e institucional com mais de onze ministérios e 70 diferentes entidades, para além dos proprietários e autarquias. A AGIF, enquanto entidade de coordenação e supervisão da estratégia inscrita no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNGIFR), compilou os resultados reportados pelas entidades em cada um dos 97 projetos do PNA e comparou-os com as metas definidas, consolidando a monitorização e avaliação e o suporte às recomendações.

Com efeito, conclui-se deste relatório que a transformação iniciada após 2017 se encontra a dois terços da execução prevista, sendo necessário:

  1. Reforçar estímulos fiscais, financeiros, patrimoniais e regulatórios para a mobilização das empresas e proprietários;
  2. Rever processos de trabalho na administração pública com vista a melhorar o desempenho do Sistema, e
  3. Assegurar a qualidade de decisão e capacidade de gestão indispensáveis à utilização eficiente e eficaz dos recursos materiais e financeiros disponibilizados.