Uma equipa de peritos australianos esteve no final do ano passado em Portugal para um programa de treino e intercâmbio de experiências (Vocational Training Team) entre os dois países, sobre gestão de fogo em povoamentos de pinheiro e eucalipto.
Nesta iniciativa, que resultou de uma candidatura conjunta dos Rotary Club de Ballarat (Austrália) e do Rotary Club de Ponta Delgada (Portugal), participaram várias entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).
Durante cerca de três semanas, especialistas com experiência combinada de mais de 150 anos visitaram várias áreas de produção florestal públicas e privadas e puderam conversar com os gestores dessas mesmas áreas sobre estratégias de produção, mitigação de risco de incêndio, comportamento de fogo e colaboração entre entidades, centrando-se nas diferenças e semelhanças entre os dois países.
A segunda parte do programa está agendada para o meio de outubro de 2023, em que representantes das principais entidades SGIFR irão visitar o Bushfire Centre of Excellence, em Nambeelup, na zona Oeste da Austrália, num programa de capacitação com a duração de três semanas dirigido a operacionais da ANEPC, GNR, ICNF, ForestWISE e AGIF.
Durante este período, irão contactar com a realidade australiana, participar em ações de treino no planeamento e execução de ações de supressão e contenção de fogo, aprender mais sobre ferramentas de apoio à decisão, gestão de recursos, entre outros temas, tendo por base cenários de fogo prescrito em larga escala e aplicação de procedimentos Incident Command System (ICS). Para maior integração dos participantes portugueses no ICS utilizado pelos australianos, diferente do português, está a ser desenvolvida uma ação de treino modular prévia à viagem em conjunto com os Serviços Florestais Americanos (United States Forest Service), que acontece ao abrigo do memorando assinado com a AGIF.
Pretende-se também que os participantes portugueses possam depois contribuir para as microcredenciais a incluir no programa formativo do SGIFR, tais como: planeamento estratégico; comportamento do fogo; suscetibilidade ao fogo; gestão de equipas em incêndios rurais; gestão do fogo rural; proteção contra incêndios rurais; meteorologia e fogo.