Plano Nacional de Qualificação
PNQ_SGIFR
PNQ_SGIFR
O Plano Nacional de Qualificação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (PNQ_SGIFR) define a estratégia e os processos de qualificação dos ativos do Sistema de Gestão Integrada dos Fogos Rurais (SGIFR) para o período 2020-2030.
Com base na seriação das funções e atividades chave a desenvolver em cada uma das 6 fases da cadeia de processos do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), procedeu-se à identificação das competências e dos referenciais de formação existentes, ou a desenvolver, necessários ao seu desempenho.
O Plano para a Qualificação sistematiza a oferta formativa especializada para o desempenho de 62 funções e execução de 154 atividades chave dos agentes do SGIFR, para o exercício das quais é definida a existência de:
Ao nível do ensino superior são criadas unidades de formação modulares autónomas para as formações, alinhadas com o modelo de microcredenciais ou microdiplomas. Os módulos poderão ser propostos por diferentes entidades, alinhados com as competências e os pré-requisitos para certificação específica setorial no âmbito do SGIFR. Existe a possibilidade de aquisição progressiva de microcredenciais no decorrer da formação e alinhadas com o percurso profissional, o que será facilitado pela adoção de metodologias híbridas de ensino com sistema semipresencial.
Dá-se mais um passo na consolidação da Visão e das prioridades do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais (RCM n.º 45-A/2020, de 16 de junho), traçando um caminho para conquistar o objetivo estratégico 4.4 – aumentar a qualificação dos agentes do SGIFR, que prevê que em 2025, cerca de 80% das funções são executadas por operacionais habilitados e credenciados.