O projeto O Teatro Chama – Não Brinques com o Fogo está de regresso!
“O Teatro Chama” assenta sobre a ideia de que a prevenção dos incêndios rurais, a proteção das comunidades e a salvaguarda do território podem ser alcançadas através da concretização de ações de âmbito cultural e artístico, com maior incidência nos territórios com maior número de ignições. A arte, como elemento produtor da mudança, contribui para a promoção da capacidade autorreflexiva dos indivíduos, principalmente no que diz respeito a novas abordagens de combate a questões sociais e ambientais. O projeto concretiza a convergência da trilogia: cultura, território e indivíduo, visto que utiliza na sua génese o catalisador – cultura – o que se traduz em múltiplos compromissos. Por um lado, a prevenção dos incêndios rurais e a proteção das comunidades e, por outro, a salvaguarda do território, ambos através da concretização de ações culturais e artísticas em territórios com maior número de incêndios.
2022 traz de volta à cena os espetáculos produzidos em 2020, agora adaptados a espaços interiores – no Norte o espetáculo “Terra Queimada” da Companhia de Teatro Astro Fingido, na região Centro o espetáculo “Sob a Terra” do Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria e no Algarve o espetáculo “O Homem do Fogo” pela Associação Recreativa e Cultural do Algarve.
Este ano, a Associação Recreativa e Cultural do Algarve vai transformar a peça de teatro “O Homem do Fogo” num Audiobook e E-Book a lançar no final do ano, podendo desta forma chegar a cada vez mais pessoas e materializando-se num produto diferenciador, dando à peça uma nova vida.
Consulte já os próximos locais e não perca a oportunidade de assistir aos espetáculos.
“Sob a Terra” | Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria
SOB A TERRA é a história de uma aldeia e das suas gentes contada em três capítulos. Absurdamente donos do seu nariz, estas figuras só se preocupam com o que é seu. Quebrar rotinas e comportamentos de risco é uma ilusão nesta aldeia. A irresponsabilidade e a ignorância impera, mesmo quando há quem procura chamar a atenção face ao perigo. Aqui, nada é natural, só o comportamento é que é naturalmente absurdo. No final, só se espera que nada voltará a ser igual porque a culpa, não morre solteira.
Este espetáculo é o resultado da transdisciplinaridade de várias artes – teatro, música, artes visuais e multimédia, numa simbiose com o espaço físico, uma vez que este é feito na rua. Apesar de ser um espetáculo transdisciplinar, o teatro é o seu foco principal. Procura sensibilizar as pessoas acerca de um problema urgente que são os incêndios e chamar a atenção para a realização de boas práticas na utilização do fogo e para a proteção e valorização da floresta através de uma dramaturgia dividida em três atos.
Este é um espetáculo com encenação de Frédéric da Cruz P., música ao vivo pela artista Surma e com projeção de desenho digital em tempo real pelo artista Nuno Viegas.
7 DEZ / 21h30 – Instalações do Quiaios Clube, Figueira da Foz
8 DEZ / 21h30 – Casa da Cultura de Góis
14 DEZ / 21h30 – Auditório do Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
15 DEZ / 21h30 – Cine Teatro de Porto de Mós
19 DEZ / 21h30 – Teatro Viriato, Viseu
“Terra Queimada” | Companhia de Teatro – Astro Fingido – Associação Cultural
Todos os anos revivemos o flagelo dos fogos florestais. Um flagelo que atinge a natureza, bens materiais e vidas humanas. Todos os anos queremos acreditar que no próximo ano será diferente, que no próximo ano será melhor. TERRA QUEIMADA é um espetáculo de teatro, formas animadas, música e dança que partilha as histórias de gente que viveu a tragédia do fogo.
9 DEZ / 15h00 – Auditório Municipal Maestro Pereira Pinto, Cinfães
11 DEZ / 16h00 – Museu de Penafiel
13 DEZ / 10h30 – Nave Cultural, Santo Tirso
19 DEZ / 15h00 – Tenda de atividades de Natal, Felgueiras
“O Homem do Fogo” | ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Algarve
“O HOMEM DO FOGO” é um espetáculo multidisciplinar que recorre à animação com areia, música e palavra para transmitir uma mensagem de prevenção e cuidado para com as pessoas e as florestas. Criado a partir de um conto tradicional chinês, esta história transporta-nos para o princípio dos tempos, quando o tempo ainda não era tempo, quando o Homem foi criado e o fogo foi descoberto.
12 DEZ / 21h00 – Espaço Guadiana, Alcoutim
17 DEZ / 17h00 – São Marcos da Serra – Sociedade Recreio e Instrução, Silves
18 DEZ / 18h00 – Espaço Mais, Aljezur
Reveja o documentário O Teatro Chama produzido em 2020: