O Forest Resilience Bond é uma iniciativa inovadora na proteção ambiental, gestão de incêndios rurais e financiamento climático. Este modelo vai ser apresentado publicamente na próxima terça-feira, às 12h30, no salão nobre do Instituto Superior de Agronomia (ISA), numa sessão subordinada ao tema “Accelerating the execution of fuel and landscape management with financial instruments: the case of forest resilience bonds and potencial adaptation to Portugal”.

Lançado pela primeira vez na Califórnia, em 2018, o Forest Resilience Bond é um instrumento financeiro inovador que mobiliza recursos do setor privado para acelerar a gestão florestal, prevenir incêndios e gerar retorno para os proprietários.

Neste evento, que conta com as intervenções de Wade Salverson e de Tessa Maurer, irão ser apresentados estes modelos financeiros, os resultados dos primeiros projetos apoiados pelo Forest Resilience Bonds nos EUA, e serão também partilhadas algumas reflexões preliminares para abrir a discussão sobre o seu potencial de aplicabilidade em Portugal.

Esta iniciativa, organizada pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e pela Embaixada dos EUA em Portugal, decorre no ISA e conta com o apoio do Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN), no âmbito dos seminários em Ecologia, Florestas e Conservação.

 

Participação gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Sobre os oradores:

Wade Salverson

Especialista em gestão florestal, ecologia florestal, operações de supressão de incêndios em zonas rurais, gestão de queimadas controladas e gestão de terrenos. Tem vasta experiência na supressão de incêndios e gestão florestal na Califórnia. É autor de políticas sobre gestão florestal e processos regulatórios federais associados à contratação pública e ao financiamento. Foi galardoado com o Prémio do Chefe do Serviço Florestal dos EUA de 2023.

 

Tessa Maurer

Diretora de Estratégia Científica na Blue Forest, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para aumentar a escala e a velocidade de soluções baseadas na natureza, utilizando modelos de financiamento para a conservação.