AGIF promoveu Curso de Operação com Maquinaria Pesada em Prevenção e Combate a Incêndios Rurais
Com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e Floresta (ICNF), a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) promoveu, de 22 a 26 de junho, no Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF), na Lousã, o Curso de Operação com Maquinaria Pesada em Prevenção e Combate a Incêndios Rurais. A componente prática do curso decorreu no Parque Eólico de Cadafaz, em Góis.
Nos últimos anos, tornou-se evidente que a utilização de maquinaria pesada reforça a capacidade de intervenção na prevenção estrutural e no apoio ao combate a incêndios rurais. A maquinaria pesada é um recurso complementar, disponível em todo o país, sendo imperativo aumentar a qualidade e a eficácia dos técnicos na utilização destes recursos, dado que contribui para um incremento na segurança das operações e reduz a probabilidade da ocorrência de acidentes.
Com vasta experiência na utilização de maquinaria pesada, Juan Bautista García Egido, Chefe do Departamento de Extinção de Incêndios Florestais de Castilla-La-Mancha, Espanha, é o formador que irá ministrar este curso a cerca de 27 formandos, de várias entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais: AGIF, ICNF, Força Especial de Proteção Civil, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, Forças Armadas Portuguesas, Afolceca e Escola Nacional de Bombeiros.
O curso integra o objetivo claro do SGIFR de aumentar a capacitação dos agentes e técnicos no terreno para uma intervenção eficaz, eficiente e segura em matéria de prevenção e combate a incêndios rurais. O SGIFR integra o Programa de Intercâmbio de Peritos Internacionais, que assenta em três modalidades distintas: frequência de formação, integração de peritos durante as campanhas de incêndios e visitas de capacitação técnica e prática.