No decurso dos incêndios rurais que há semanas lavram em várias províncias Canadianas, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, I.P. (AGIF) e o Canadian Interagency Forest Fire Centre têm mantido contacto próximo para desenvolvimento da cooperação entre os dois países. Portugal envia, hoje, 140 operacionais para o Quebec, para assistência aos esforços de supressão dos incêndios que se verificam na região. Esta operação foi iniciada bilateralmente, entre as duas agências, e em estreito diálogo com a Embaixada do Canadá em Lisboa, tendo por base o memorando de entendimento para a cooperação na gestão do fogo rural, no qual a AGIF representa a República Portuguesa.
Trata-se de um cenário desafiante para a gestão do fogo rural, no qual os operacionais portugueses colocarão em prática a sua melhor experiência no uso de ferramentas manuais em paisagens que se destacam pela extensão de floresta e realidade diferente das habituais operações de proteção civil em Portugal.
Na fase final de preparação, a logística da operação foi concluída através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, contando a força nacional com elementos da Força Especial de Proteção Civil (ANEPC), da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (GNR), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de Bombeiros do centro do país e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A AGIF tem estabelecido acordos de cooperação com parceiros estratégicos para facilitar o intercâmbio de recursos e conhecimento na gestão de fogo rural, sendo esta uma oportunidade para colocar em prática o fundamento desses acordos e expandir as bases para uma gestão do fogo rural partilhada em experiência e aprendizagem, mantendo-se solidária com o Canadá e em contacto próximo.